Conheça a nova classe de ativos acima do CDI com isenção de IR
- GB Investimentos
- 3 de abr.
- 2 min de leitura
Mercado financeiro está sempre em constante mudança e se adaptando a novos cenários, assim como trazendo novas oportunidades de rendimentos para tipos diferentes de perfis de investidores. Com isso, neste texto apresentaremos uma nova classe de ativos que está em foco para o investidor mais conservador, que gosta de isenção de IR (Imposto de Renda), mas que procura um rendimento acima do CDI no médio prazo.
Estamos falando dos Fundos de Renda Fixa Ativos Incentivados. A classe possui estrutura de um fundos de renda fixa tradicional de crédito, como temos nos grandes bancos e claro, na XP Investimentos, em uma combinação com operações de juros e moedas, o que traz uma alpha acima da classe de renda fixa tradicional. Entenda:
Principais Benefícios:
Isenção de IR: A estrutura do fundo tem 85% em ativos isentos de IR para pessoas físicas, tornando mais eficiente a alocação.
Diversificação: Comparado a fundos de renda fixa tradicionais, esses fundos ativos isentos trazem descorrelação à carteira do investidor, pela operação de juros e moedas a cargo da gestão do fundo.
Potencial retorno acima do CDI: Os fundos da nova classe fecharam 2024 em média acima de 130% do CDI e mantêm boa performance em 2025.
Liquidez: A classe tem trabalhado carências de 30 dias, o que é bastante liquido para uma estratégia focada no médio, longo prazo.
Proteção conta inflação: A classe pode ajustar posições do fundo de acordo com cenários.

Principais pontos:
A classe combina diversificação com otimização tributária, pois a grande maioria dos fundos de renda fixa do mercado deixam ao menos 15% de IR no resgate.
Dentro de cada fundo deverá ter pelo menos 85% em debentures incentivadas, que são dividas de grandes empresas voltadas para infra estrutura do país, como saneamento, elétricas e rodovias, trazendo segurança e solidez, e 15% operação de forma livre a cada Gestora, posições em juros e moedas.
Um exemplo de fundo, para melhor entendimento, mas que não é uma recomendação de investimento, é o fundo da Legacy. O Legacy Infra CDI ativo performou, conforme imagem abaixo, 125% do CDI em 2024 e esse ano vem entregando mais de 140% do CDI:

Lembrando que ativos com pouco histórico sempre trazem uma atenção especial olhando para frente, mas como uma classe conservadora buscando Alpha, poderá se consolidar na carteira de muitos investidores que buscam certa liquidez, isenção e alpha acima do CDI.
E para uma boa condução de carteira de investimentos, com alocações estratégicas e inteligentes é essencial o acompanhamento de um bom profissional, conte conosco!

Patric Prevedello
Assessor de Investimentos GB
Head de Fundos de Investimentos na GB investimentos.
Certificado Ancord e CPA 20 Ambima.
Graduado em Administração com MBA executivo em negócios.
Se você gostou do conteúdo e busca uma assessoria de investimentos qualificada para estudar a sua carteira, pode falar conosco clicando no botão abaixo.
Comments